In Redação

Declaração Inicial: o tópico frasal para iniciar a redação

Já comentei aqui no blog sobre o conceito de tópico frasal, o qual consiste nas diferentes formas de iniciar um parágrafo. Logo, nessa série de posts, irei explicar os principais tipos de tópicos frasais que podemos utilizar na redação. O primeiro a ser abordado é a declaração inicial.

Caso você prefira ter acesso às informações do post em formato de vídeo, vá para o final da página. 🙂

O que é declaração inicial?

É uma das formas existentes de tópico frasal para iniciar um parágrafo. Por meio da declaração inicial, o autor do texto deverá fazer uma declaração forte, impactante, capaz de surpreender o leitor. Logo, a sugestão é apresentar uma frase curta, com o intuito de garantir o impacto desejado.

A declaração pode ser constituída de uma afirmação ou negação a respeito de algo relacionado ao tema da redação. Em seguida, o autor deverá justificar e comprovar a frase exposta no parágrafo por meio de argumentos.

Lembre-se: o foco do texto dissertativo-argumentativo é dissertar sobre determinado assunto, mas, principalmente, argumentar sobre o ponto de vista defendido pelo autor. Dessa forma, devemos apresentar a nossa opinião em relação ao tema abordado. Em vista disso, não há nenhum problema em já apresentar um argumento na introdução.

Agora, vamos aos exemplos!

Tema: violência contra mulher.

A maçaneta da porta não dá soco. Em pleno século XXI, a violência contra mulher permanece enraizada em milhares de lares brasileiros. Incapazes de denunciar seus agressores, seja por medo de represálias ou por não se identificar como uma vítima, muitas mulheres reproduzem o mesmo discurso quando são questionadas sobre hematomas em seu corpo. Tal discurso pode ser exemplificado por meio de afirmações, como: “Eu caí e bati o rosto na maçaneta”; “Eu escorreguei no tapete da sala”; ou, ainda, “Eu caí da escada”.

Tema: a adoção de novas ferramentas de leitura.

A leitura em papel logo será extinta. Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas aderiram aos livros digitais, utilizando, dessa forma, diversas ferramentas para leitura, como celulares, tablets, computadores e, até mesmo, aparelhos conhecidos como e-readers, focados para esse intuito. De fato, jornais e revistas também foram, aos poucos, migrando para as plataformas digitais, o que torna plausível a constatação de que, em algumas décadas, a leitura em papel não será mais realizada.

Tema: talento no mundo profissional.

Talento não é tudo. Para garantirmos um futuro estável e uma vida relativamente tranquila, apenas a habilidade não será suficiente. Cotidianamente, escutamos relatos de pessoas que alcançaram o sucesso; logo, muitos indivíduos, tentando desmerecer a conquista alheia, afirmam que o sucesso só foi possível por causa de algum dom com o qual o talentoso nasceu ou devido à sorte proporcionada pela vida. A verdade é que sem dedicação, esforço e competência nenhum profissional consegue se destacar no mercado de trabalho.

Confira o vídeo sobre o assunto

Download do material

Declaração inicial

Publicidade



You Might Also Like