In Redação

Definição: inicie o seu parágrafo com esse tópico frasal!

Nos últimos posts, expliquei o conceito de tópico frasal e a importância dele na redação, bem como publiquei toda a explicação do tópico frasal declaração inicial. Logo, o segundo tópico frasal que necessitamos aprender para produzir uma redação é a definição.

Caso você prefira ter acesso às informações do post em formato de vídeo, vá para o final da página. 🙂

O que é definição?

É um dos tópicos frasais utilizados para iniciar um parágrafo. Por meio da definição, iniciamos e criamos um parágrafo com uma característica didática, isto é, definimos um termo relacionado ao tema da redação.

Logo, se o tema da redação se refere à violência urbana ou à violência contra mulher, então podemos iniciar o parágrafo definindo o que é violência. Na verdade, podemos criar um parágrafo inteiro com a definição do termo. Assim, enriqueceremos o parágrafo por meio da argumentação apresentada. Para isso, traremos teorias, dados históricos, estatísticas ou qualquer outra informação que possa tornar a nossa argumentação consistente.

Confira os exemplos:

Tema: violência urbana.

Violência é a ação ou o efeito de empregar força física ou intimidação moral contra outro indivíduo; logo, pode caracterizar-se pela agressão física e/ou psicológica. Em vista disso, é noticiado em jornais e mídias digitais o alarmante número de casos de atos violentos em diversas regiões do Brasil. Por esse motivo, é correto afirmar que a violência urbana no âmbito brasileiro já é um problema de calamidade pública.

Tema: o papel do Estado em uma nação.

Estado de calamidade pública é uma situação anormal, na qual a capacidade de ação do poder público municipal ou estadual fica comprometida. Fruto de um desastre, seja originado da natureza ou de algum quesito relacionado à sociedade, a situação deve ser contida pelo Governo Federal. Tendo isso em vista, é coerente constatar que nas áreas da educação, da saúde e da segurança, o governo gaúcho já deveria estar enquadrado num estado de calamidade pública.

Tema: incivilidades do dia a dia.

O termo incivilidade pode ser definido como a falta de civilidade, isto é, de se conviver em sociedade. Logo, essa expressão está relacionada com a grosseria, a descortesia e a indelicadeza nas ações do dia a dia realizadas em sociedade. Dessa forma, ser incivilizado é não respeitar o espaço do outro dentro do ambiente social, como quando ocupamos um assento destinado a idosos, grávidas e portadores de deficiência. É também não esperar sua vez de atendimento, quando furamos um fila ou damos um lugar a um conhecido. Tais ações são frequentes na rotina do brasileiro.

Confira o vídeo sobre o assunto:

Download do material

Definição

Ainda está com dúvidas?

Se você está precisando de ajuda em Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Literatura, você pode estudar comigo online via Skype! Tudo no conforto da sua casa e com o material na sua caixa de entrada do e-mail. 🙂 Para saber mais, clique aqui.

You Might Also Like