In Redação

Interrogação – inicie sua introdução com esse tópico frasal

Nos últimos posts, vimos o conceito de tópico frasal e a sua importância para a introdução e os demais parágrafos de um texto. Logo em seguida, trabalhamos com três formas de utilizá-lo: a declaração inicial, a definição e o contraste. Nessa última publicação da série sobre o assunto, vamos compreender o tópico frasal interrogação para utilizarmos no texto dissertativo-argumentativo.

Caso você prefira ter acesso às informações do post em formato de vídeo, vá para o final da página. 🙂

Como usar a interrogação?

Como o próprio nome já diz, o tópico frasal interrogação consiste em iniciar o parágrafo com uma pergunta a respeito do tema da redação.  Logo em seguida, devemos apresentar informações que respondam tal questionamento. Em vista disso, você não precisa responder sim ou não para a pergunta levantada, basta apresentar a informação que a responda.

Muitos têm medo de utilizar uma interrogação na redação, pois nunca sabem se isso é correto ou não. A verdade é: você pode utilizar uma pergunta na redação, desde que ela seja respondida no máximo até o ponto final do texto. Fica incoerente levantar um questionamento e deixá-lo sem resposta. Outra atitude que não transmite credibilidade para o texto é levantar diversos questionamentos. Fica repetitivo e enfadonho.

Confira os exemplos

Tema: saúde pública.

Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim. (…)

Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/topico-frasal-declaracao-inicial-definicao-contraste-interrogacao/>. Acesso em: 13 ago. 2017.

Tema: a amizade em tempos de internet.

Em que consiste a amizade no século XXI? Podemos afirmar que, na sociedade na qual vivemos atualmente, o vínculo com outro indivíduo se mantém, principalmente, pela tecnologia. Diferentemente do que ocorreu em outros séculos, as interações físicas foram deixadas em segundo plano para serem trocadas por relações virtuais. Logo, hoje em dia, ter um amigo é mais se relacionar pelas redes sociais do que se encontrar pessoalmente.

Tema: velhice.

“Por que a velhice se reveste, quase sempre, de abatimento e melancolia? Talvez porque a proximidade da morte desencadeia reflexões sobre o além para as quais a ciência ainda não encontrou respostas. A aura de mistérios que envolve a transição da vida para o além-túmulo provoca tristeza e desilusão porque temos consciência de que seremos perdedores.“

Disponível em: <http://www.linguativa.com.br/laphp/conteudo/tipoPasta.php?categoriaPrograma=2026&chamada=46893>. Acesso em: 15 ago. 2017.

Vídeo com a explicação

Download do material

Tópico frasal interrogação

Publicidade



You Might Also Like