In Redação

Texto dissertativo-argumentativo: conceito e objetivos

Muitos alunos se questionam sobre o texto dissertativo-argumentativo. Essa dúvida é compreensível, pois esse tipo textual é o mais utilizado em redações de vestibulares e concursos públicos. Logo, antes de partir para as partes essenciais da redação e aprender sobre tópico frasal e tipos de argumentos, é necessário compreender esse texto.

De fato, a maioria dos estudantes não compreende realmente quais os objetivos dessa tipologia textual. Entender como funciona o texto dissertativo-argumentativo é primordial para escrever uma redação de qualidade.

Caso você prefira aprender sobre esse assunto em vídeo, vá para o final da página. 🙂

O que é o texto dissertativo-argumentativo?

O próprio nome já diz: dissertativo, pois iremos dissertar, escrever sobre determinado assunto; e argumentativo, já que iremos argumentar sobre determinado ponto de vista.

Logo, o texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza em torno da defesa de um ponto de vista (tese).

Em vista disso, num concurso ou vestibular que exija esse tipo de texto, deveremos colocar nossa opinião. Caso contrário, se não opinarmos sobre determinado assunto, o texto não poderá ser configurado como dissertativo-argumentativo.

Dessa forma, para dissertarmos a respeito do tema da redação, teremos que apresentar informações relacionadas à temática. Ao passo que, quando formos argumentar sobre o nosso ponto de vista (tese), nosso objetivo será convencer, persuadir o leitor de que a nossa opinião faz sentido. Assim, ao argumentarmos, estaremos “vendendo o nosso peixe”, isto é, tentaremos convencer o leitor a aderir às ideias apresentadas no texto.

Para a argumentação ser efetiva e consistente, teremos que apresentar dados, teorias, fatos históricos, comparações, citações, entre outras informações que demonstrem que nós possuímos uma bagagem sociocultural produtiva a respeito do tema da redação, ou seja, que temos domínio do assunto.

Confira o vídeo com a explicação do conteúdo

Download do material

O que é o texto dissertativo-argumentativo?

Publicidade



You Might Also Like