In Redação

Tópico frasal: compreenda como utilizar o contraste

Já falamos em outros posts e vídeos sobre o tópico frasal, o qual utilizamos para apresentar a ideia central de um parágrafo, seja na introdução ou no desenvolvimento de uma redação, como do texto dissertativo-argumentativo solicitado no ENEM e nos vestibulares.

Da mesma forma, apresentamos dois tipos de tópicos frasais que são muito utilizados, a Declaração Inicial e a Definição. Logo, para continuarmos a série sobre o tópico frasal, apresentaremos nesse post o tópico frasal contraste.

Caso você prefira ter acesso às informações do post em formato de vídeo, vá para o final da página. 🙂

No que consiste o tópico frasal contraste?

Por meio do contraste, construiremos um parágrafo apresentando um contraste, ou seja, elementos, ideias opostas relacionadas ao tema da redação.

Há várias estruturas que podemos utilizar para demarcar ideias contrárias, porém, caso você tenha dificuldade em estruturar um parágrafo, há algumas formas básicas de construí-lo.

Confira os exemplos:

Tema: educação no Brasil.

De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de videocassete. É este o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil.” *

* Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/topico-frasal-declaracao-inicial-definicao-contraste-interrogacao/>.

Tema: violência contra a mulher.

De um viés, mulheres sofrendo constantemente agressão física e verbal por parte de seus companheiros, porém com medo e receio de denunciá-los. De outro, autoridades competentes no assunto, ONGs e cidadãos lutando cada vez mais para que as denúncias sejam feitas e para que a ajuda possa chegar ao alcance das vítimas.

Tema: Lei Seca no Brasil.

O abuso de bebidas alcoólicas com a direção é uma realidade brasileira há muitos anos, fato que gerou a promulgação da Lei Seca, a qual procura inibir os motoristas a dirigirem sob o efeito do álcool. Todavia, na contramão dessa evolução legislativa, os cidadãos parecem ainda não estarem conscientes do perigo e das catástrofes que podem ser geradas por meio dessa combinação assassina.

Confira o vídeo sobre o assunto:

Download do material

Contraste

Publicidade



You Might Also Like