In Redação

Tópico Frasal: as formas de iniciar um parágrafo

No primeiro vídeo do canal do Pingos nos Is no YouTube, abordei o conceito e os tipos de tópico frasal. Ao longo dos meus anos de experiência em sala de aula, percebi que os alunos têm muita dificuldade em iniciar um parágrafo, iniciar o texto dissertativo-argumentativo. Nessas ocasiões, vejo o sofrimento estampado em seus rostos, pois parece que a ideia que eles têm nunca é boa o suficiente para iniciar a redação. Por isso, resolvi criar uma série de vídeos sobre o tópico frasal.

Caso você prefira ter acesso às informações do post em formato de vídeo, vá para o final da página. 🙂

Mas, afinal, o que é o tópico frasal?

O tópico frasal é a ideia central de um parágrafo. Ele atua como um resumo do ponto a ser explorado no parágrafo ao qual se refere. Normalmente, o tópico frasal é representado por apenas uma frase, porém, em alguns casos, pode aparecer em duas frases curtas.

Logo, o tópico frasal é muito utilizado para iniciar um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, na introdução. Entretanto, isso não é uma regra, pois o tópico frasal pode ser utilizado em qualquer parágrafo do texto dissertativo-argumentativo.

Dessa forma, o tipo de tópico a ser utilizado dependerá das ideias que serão apresentadas, da ênfase que o autor quer dar e da sua intenção, bem como os questionamentos que pretende levantar.

De modo geral, quais são os tipos de tópicos frasais?

Existem várias formas de expressar um tópico frasal, mas as mais utilizadas são:

A maçaneta da porta não dá soco. Em pleno século XXI, a violência contra mulher permanece enraizada em milhares de lares brasileiros. Incapazes de denunciar seus agressores, seja por medo de represálias ou por não se identificar como uma vítima, muitas mulheres reproduzem o mesmo discurso quando são questionadas sobre hematomas em seu corpo. Tal discurso pode ser exemplificado por meio de afirmações, como: “Eu caí e bati o rosto na maçaneta”; “Eu escorreguei no tapete da sala”; ou, ainda, “Eu caí da escada”.

  • Definição – definição de um termo relacionado ao tema da redação. Exemplo:

Violência é o ato desumano de agredir outro indivíduo fisicamente ou psicologicamente. Por meio da violência, pessoas com desvios de caráter humilham e machucam outros seres vivos que, muitas vezes, não possuem a força e a capacidade necessárias para se defenderem. Dessa forma, é plausível afirmar que a violência está enraizada em nossa sociedade, devido aos milhares de crimes que são noticiados nas mídias, sem contar aqueles que não chegam aos meios de comunicação.

  • Contraste – apresentação de ideias opostas. Exemplo:

De um lado, educadores preocupados com o desenvolvimento de seus alunos, procurando constantemente o aperfeiçoamento de suas aulas e metodologias de ensino. De outro, estudantes desinteressados e grosseiros, que não respeitam o ambiente escolar, muito menos o ser humano que está a sua frente. Essa é a real situação do ensino brasileiro, o qual sofre com as consequências provenientes de um governo inconsequente e de famílias despreparadas para orientar seus descendentes.

  • Interrogação – levantamento de um questionamento. Exemplo:

Será que o talento é suficiente para garantirmos o nosso lugar no mundo? No século XXI, com a expansão das redes sociais, presenciamos a ascensão meteórica de diversos indivíduos ao redor do mundo. Em vista disso, culpamo-nos pela falta de sucesso e invejamos aqueles que alcançaram o topo do mercado profissional aparentemente com pouco esforço. De modo geral, talento é útil e beneficia-nos em nossas empreitadas na carreira, porém ele não é o principal causador do nosso sucesso. A dedicação, o esforço e o profissionalismo ainda são necessários.

Confira o vídeo sobre o assunto:

Download do material

O que é tópico frasal?

Ainda está com dúvidas?

Se você está precisando de ajuda em Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Literatura, você pode estudar comigo online via Skype! Tudo no conforto da sua casa e com o material na sua caixa de entrada do e-mail. 🙂 Para saber mais, clique aqui.

You Might Also Like